O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA | REDAÇÃO ENEM 2020 | Lucas Felpi

  Visualizações 192,492

Lucas Felpi

Mês atrás

lucasfelpi.com.br
email: contato@lucasfelpi.com
cupom FELPI saladosaber.com.br 📚
💙 Gabarito SAS no Enem: enem.saseducacao.com.br/
por aí ✨
Instagram: lfelpi
Twitter: lucasfelpi
TikTok: tiktok.com/@lfelpi
⤵️
Contexto (0:00)
Gabarito SAS no Enem (0:20)
Comentários gerais do tema (0:39)
Cuidados a serem tomados (0:57)
Argumentos possíveis (1:28)
Repertórios possíveis (3:56)
Ideias de propostas de intervenção (7:17)
Encerramento (8:28)
👩‍🏫 este vídeo foi elaborado em colaboração com as professoras Débora Menezes e Larissa Souza. muito obrigado! :)

Comentários
Lucas Felpi
Lucas Felpi Mês atrás
ERRATA: Eu falei “repertórios” quando era “argumentos” no 1:50! Pra não causar confusão 😂
Matias Santos
Matias Santos Mês atrás
ei cara o seu bom dia em libras esta errado
Rafaella Macêdo
Rafaella Macêdo Mês atrás
OLÁ sou sua fá
Tatiana Amorim
Tatiana Amorim Mês atrás
Pessoal, Vou falar o que Escrevir na Minha Redação, Trouxe o Rascunho. Me digam se fugir do Tema, ou me expressei Corretamente. Por favor! Em Relação ao que leva a Causar tais doenças, é o fato de que a maioria da nossa população brasileira, em cada estado, municípios cerca de 58,7% encontramos essa doença aumentando. É um problema psicológico devido o medo, ansiedades, falta de diálogos. Entretanto, no nosso dia a dia, nos jornais, fantástico, vemos diversas situações como essa. Temos tratamentos para cada causa, o primeiro passo é começarmos a mudar os nosso pensamentos, abrir nossa mente para ajudas. Certamente na data: 28 de Agosto de 2015, passou uma reportagem no canal SBT, sobre uma jovem que entrou na depressão, após seus pais terem sofrido um grave acidente. Por tanto, deixou-na com medo, angústias, vontade de se matar, então, quando essas doenças mentais atacam algumas pessoas, ocorre por algo que tenham deixado-as abaladas. Ademais, meche bastante com a emoção e por ser direcionada um perigo para todos nós, não devemos ficar em pânicos ao ponto de pensarmos que não há soluções, por que há sim, basta querermos. Foi o que Escrevir, deixei pra passar a Limpo faltando poucos minutos pra pegarem a prova, e fiquei nervosa. E talvez tenho errado o Entretanto e Colocado; Entretando. Mais o que Acharam?
Tamara Silva acima de tudo a FÉ
Tamara Silva acima de tudo a FÉ Mês atrás
Ebaa Falei sobre a internet ❤️
Agência Tour MT
Agência Tour MT Mês atrás
CUPOM 99 POP DE 18,00 Marcos126211 Deu certo hoje 19/01/2021 Esse de 18,00 deu certo também para meus 2 irmãos na Bahia e minhas sobrinhas em São Paulo 🙏👍
JOÃO VICENTE BAPTISTA
JOÃO VICENTE BAPTISTA 7 dias atrás
VTNC VEY EU QUERENDO VER PESQUISA SO TEM FALANDO DO ENEM Q ODIO DO KRLH
Wellison Souza
Wellison Souza 8 dias atrás
Mas q lindo, logo aqui no AM q vou fazer o Enem amanhã, q vídeo maravilhoso
Wellison Souza
Wellison Souza 8 dias atrás
E eu no Ruy
•Maiке Rodríguez
•Maiке Rodríguez 8 dias atrás
@Wellison Souza Eu sou, Vou fazer a prova no CMPM.
Wellison Souza
Wellison Souza 8 dias atrás
Se tu for de Manaus, TMJ! Teleze
Wellison Souza
Wellison Souza 8 dias atrás
Amém irmão 🙌
•Maiке Rodríguez
•Maiке Rodríguez 8 dias atrás
Eu também, E que a sorte e a força divina esteja conosco!
Yasmin Martiniano
Yasmin Martiniano 9 dias atrás
Eu falei sobre o preconceito, só que falei tanta coisa q nem lembro mais oq falei, e que Deus me acuda. Acho que dava pra ter usado até alguns episódios de greys anatomy
esther
esther 10 dias atrás
Eu citei Georg Simmel, a teoria sobre a Atitude Blassé e citei Simone Beauvoir, pontuei a frase: " o mais escandaloso dos escândalos é nós habituarmos a eles." Também fiz Pontes com a falta de empatia e o fato da sociedade estereotipar como "mimizentos" os que necessitam de um tratamento mais específico em virtude das doenças mentais.
Dariana Novaes
Dariana Novaes 11 dias atrás
Pensei em falar q os doentes mentais são maltratados nos manicômio e q não são aceitos pela sociedade.
Dariana Novaes
Dariana Novaes 11 dias atrás
As minhas ideias foi parecidas com as do Lucas felpi. Logo de cara eu pensei em falar dos desafios q os doentes mentais tem em arrumar emprego, do preconceito das pessoas e até da família e etc.
Brenda Santos
Brenda Santos 11 dias atrás
Vou fazer Enem terça (23) e quarta (24) e só queria que o tema fosse esse
Lidiel Carvalho
Lidiel Carvalho 11 dias atrás
Falei sobre a postura governamental e as falhas do sistema educacional
Michelle Maria
Michelle Maria 14 dias atrás
Uma ilusão nerd boa pra falar de saúde mental, é associar com harry potter, por meio das porções, que muitas vezes dão errado, que acaba ferindo as pessoas, acaba afetando o ciclo social dessas pessoas.
Samuel Mathias
Samuel Mathias 17 dias atrás
Sua redação seria maravilhosa.
Como aprender ou melhorar seu inglês
Como aprender ou melhorar seu inglês 17 dias atrás
Parabéns pelo seu trabalho!
anne and flowers
anne and flowers 20 dias atrás
eu espero que em 2025 quando eu for fazer a redação o tema seja o mesmo não custa sonhar
Ronald Gabriel
Ronald Gabriel 21 dia atrás
A Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país,prevê em seu artigo 6°,o direito a saúde a todo cidadão brasileiro. Conquanto,tal prerrogativa não tem se refletido com ênfase na prática sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira,dificultando a inserção desse debate social no dia-a-dia das pessoas. Em uma primeira análise,deve-se ressaltar a falta de medidas governamentais para resolver a questão.Nesse sentido,tal problema foi permeante na sociedade e resultante em uma série de novas consequências. Essa conjuntura,segundo o filósofo contratualista John Locke,configura-se como uma violação ao "Contrato Social",já que o estado não cumpre a função de proporcionar que os cidadãos desfrutem desse direito social tão importante,a saúde. Ademais,é importante apontar que a falta de interesse de algumas pessoas é um grande impulsionador do problema.De acordo com pesquisas realizadas,5% dos brasileiros sofrem com Depressão,e muitos não procuram tratamentos mentais,por acharem que somente pessoas com alguma deficiência no sistema nervoso,necessitam de acompanhamento por um profissional dessa área. Logo,faz-se necessário a implantação de medidas para combater o problema no Brasil.O governo deve,por meio de campanhas de conscientização e palestras,orientar a população sobre os perigos das doenças mentais,e o que elas podem causar ao decorrer do tempo.Assim,tornar-se a possível,a construção de uma sociedade formada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta. Será quanto eu tiro com essa minha redação?
Gabriel David
Gabriel David 22 dias atrás
Eu falei sobre desigualdades falando q nem TDS tem acesso a psicólogos e no outro eu falei sobre o preconceito, quase crtz q eu zerei. Tô muito triste
Emanuele De Araújo
Emanuele De Araújo 23 dias atrás
Outro repértório ppderia ser a série the good doctor tbm.
Ana Clara
Ana Clara 25 dias atrás
Eu fugi do tema ao associar no decorrer da redação "estigmas" a marcas deixadas consequências ao invés do preconceito que as pessoas tem e de atos de julgamento sociais?
eren Jaeger
eren Jaeger 25 dias atrás
Imagine a pessoa perder os pais, descobrir que é corna, chegar cansado no Enem depois de um dia trabalho e ter que falar sobre saúde mental, meu primo foi exatamente isso, nunca estive tão preocupado com ele. Ocorreu tudo no mesmo dia.
eren Jaeger
eren Jaeger 22 dias atrás
@Amanda Bom, Eu vou com ele para um psicólogo, ele me parece traumatizado, só não demonstra, percebi isso quando ele disse que nem queria sair de casa, estava cansado.
Amanda
Amanda 23 dias atrás
oq aconteceu com os pais dele? espero que eles estejam bem!
Turista Cute
Turista Cute 26 dias atrás
Oi Lucas, eu não fiz o Enem 2020 estou treinando para o 2021, eu citei o nazismo porque uma parte das pessoas que eram colocadas nos campos de concentração portava doenças mentais
Lorrane Souza
Lorrane Souza 26 dias atrás
Eu nem citei a palavra estigma mano que burra foi a minha primeira vez e eu tava me tremendo toda quando terminei achei que tava até boa mas quando vi uns vídeos ai eu não tenho nem coragem de reler minha redação
Cristielle Costa
Cristielle Costa 28 dias atrás
gostei
JOKER
JOKER 28 dias atrás
CAOS
Bruno Sunkey
Bruno Sunkey 29 dias atrás
Minha redação: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de bem-estar biopsicossocial que transcende a mera ausência de doença. Sendo assim, o cuidado da mente é parte fundamental de uma vida saudável. No entanto, embora seja um direito constitucional, nem todos têm acesso efetivo à saúde de qualidade. Soma-se a isso, o estigma vivido por indivíduos com problemas psicológicos. Tal discriminação tem raízes na psicofobia e na psicopatologização dos sujeitos. Em primeira análise, é importante considerar o estigma discriminatório sofrido por pessoas com transtornos mentais. Em seu livro ""História da Loucura", o filósofo francês Michel Foucault pontua a associação da figura do "doente mental" com práticas de isolamento e exclusão social, bem como com formas desumanas de tratamento presente nos manicômios. Esse preconceito histórico apresenta-se, hoje, em práticas de discriminação que já são tipificadas em lei como crime de psicofobia. Além disso, há, por outro lado, uma psicopatologização individualizante do dito "doente mental". O DSM (Manual Estatístico de Transtornos Mentais) tem sido usado para rotular pessoas com problemas psicológicos. Dado isso, as "doenças mentais" são apresentadas com foco no indivíduo, ignorando-se os processos sociais e estruturais adoecedores. Diante dessa problemática, setores da sociedade têm promovido ações, como a Reforma Psiquiátrica, a Luta Antimanicomial e a defesa dos Centros de Assistência Psicossocial (CAPS), como formas de repensar as políticas e atuações em saúde mental. Evidencia-se, portanto, a psicofobia (preconceito e discriminação contra "doentes mentais") e a psicopatologização como raízes do estigma associado aos transtornos psicológicos no Brasil. Cabe à mídia, formadora de opinião na sociedade, a promoção de campanhas de informação sobre a importância da saúde mental a fim de desconstruir preconceitos em torno do tema. É, também, responsabilidade do Conselho Federal de Psicologia (CFP), órgão regulador da profissão, orientar, por meio de normativas, os psicólogos a uma atuação menos individualizante e mais voltada aos aspectos sociohistóricos dos transtornos mentais. Assim, será possível construir um ambiente mais favorável ao bem-estar psicológico.
Beatriz Andrade
Beatriz Andrade 29 dias atrás
citei coringaaaaa
JOKER
JOKER 28 dias atrás
Achei ótimo!
JOKER
JOKER 28 dias atrás
Boaaaaa
Gabriela Dantas
Gabriela Dantas Mês atrás
Gente eu acho que fui bem, meu deus, eu falei sobre a galera que busca ajuda nas redes sociais e não com profissionais especialistas justamente por conta do estima social 🥲
Gabriela Dantas
Gabriela Dantas Mês atrás
Gente eu acho que fui bem, meu deus, eu falei sobre a galera que busca ajuda nas redes sociais e não com profissionais especialistas justamente por conta do estima social 🥲
Lorena Pereira Lopes
Lorena Pereira Lopes Mês atrás
Vocês podem por favor lerem a minha redação e me falarem o que acharam? Eu estou achando ela muito básica e achei que falei muito por cima. Queria saber mais ou menos quanto vou conseguir tirar (esse foi o meu primeiro enem, então essa é a primeira redação que faço valendo mesmo). O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira Promulgada pela ONU em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante à todos os indivíduos o direito à saúde. Entretanto, no Brasil, essa lei não vem sendo cumprida da maneira correta pois, ainda uma considerável parcela da população sofre com doenças mentais devido a negligência da sociedade e a falta de apoio familiar. Vale ressaltar que o não cumprimento dessa legislação contribui para a permanência dessa problemática. O descaso da sociedade diante dessa situação se deve pela discriminação desses indivíduos, exclusão social- o que faz com que essas pessoas se frustrem- e também pela falta de interesse em ajudar essas pessoas. Assim como na série norte-americana "Os 13 porquês" que conta a história de Hanna Baker, uma jovem que tem problemas com sua saúde mental devido à vários fatores negativos que ocorreram durante sua vida, resultando assim o suicídio da mesma; fora da ficção não é muito diferente, pois, Hanna não tinha apoio da sua família, assim como muitas pessoas também não tem. Isso se deve pela falta de diálogo no lar familiar e até mesmo julgamento dos mesmos. Em virtude dos fatos mencionados, fica nítido que é mais que necessária a participação principalmente familiar quanto também dos cidadãos e como forma de resolver esses impecilhos, família e sociedade devem trabalhar juntas. Uma forma disso acontecer, é usando a mídia como forma de divulgação, como propagandas falando sobre os impactos que as doenças mentais causam na vida das pessoas gerando assim, diminuição no índice de pessoas que sofrem com esse problema. (Quem quiser saber qual foi a minha nota na redação curte aqui pra eu voltar e falar quando sair o resultado).
Bruno Bruno
Bruno Bruno Mês atrás
Ei não fala assim do tema do ano passado, essa foi a maior nota que tirei na redação e passei para a faculdade. Kkkkk
JOKER
JOKER 28 dias atrás
Boaaaa ❤👏🏼👏🏼
alguém
alguém Mês atrás
Da pra pra falar de good doctor também
Emely Vitória
Emely Vitória Mês atrás
Ser pensei em atypical e coringa, mas coloquei só coringa .
Isabella Cervelieri
Isabella Cervelieri Mês atrás
Eu achando q tinha ido bem na redação. Mas depois desse vídeo, se aparecer uma nota zero, não vou me surpreender mais, fugi do tema aff. Conclusão: meu futuro acabou :(
Viic Soares
Viic Soares Mês atrás
Alguém sabe o tema da redação do enem digital??
Gabrielle Rossi
Gabrielle Rossi Mês atrás
E quando você não fez nenhum repertório 🤡
Francisco Jeferson
Francisco Jeferson Mês atrás
É, me dei mal...
kilse
kilse Mês atrás
Autismo não é doença, e o certo deveria ser "transtornos mentais", a não ser para depressão, ansiedade e etc, qm tem TDAH, autismo ou neurodiverso (qm tem TDAH ou autismo são neurodiversas) não tem nenhuma doença
TV LIBERTADORES
TV LIBERTADORES Mês atrás
Citei Emile Durkheim sobre aquela obra dó suicidio. Achei pertinente ao tema tb...
João Marcos
João Marcos Mês atrás
Eu falei sobre como os estigmas promovem o sucateamento da estrutura especializada pública de saúde e sobre como ele influencia na Ascenção ao mercado de trabalho dessas pessoas Será q fui bem?
Entonny Antelo
Entonny Antelo Mês atrás
Estou muito aliviado, escrevi em direção a mesma linha de pensamento citado pelo Lucas Felpi
aninha conta para vocês aninha conta para vocês
aninha conta para vocês aninha conta para vocês Mês atrás
Tirei zero
aninha conta para vocês aninha conta para vocês
aninha conta para vocês aninha conta para vocês Mês atrás
Eu assistir o filme o vendedor de sonho.
Sophia Figueiredo
Sophia Figueiredo Mês atrás
Aaaaaaaaa eu usei The Crown
Sophia Figueiredo
Sophia Figueiredo Mês atrás
Mas não exatamente dessa forma
Mikaella Pereira
Mikaella Pereira Mês atrás
Muito boa sua visão, Lucas! Percebi que não fugi do tema. 🤘🏻🙏🏻
Liberdade
Liberdade Mês atrás
Foi muita coincidência entrar no seu site um dia antes da prova e ler o ''Como usar Coringa na redação''...
marlonsiq siqueira
marlonsiq siqueira Mês atrás
Eu falei dentro do tema,mas n usei a palavra estigma. Kkkkkk
marlonsiq siqueira
marlonsiq siqueira Mês atrás
Usei tudo,menos a palavra estigma!! Diaaaaaabo
Adonirã
Adonirã Mês atrás
É verdade que, quem trocou a cor da prova no gabarito o MEC emitiu uma nota no Twitter que não vai ter problema , não vai zerar a nota?
Michaella Leticia
Michaella Leticia Mês atrás
E vamos de zerar a redação 🥰🥰🥰😻💖
Curso Pontuar
Curso Pontuar 29 dias atrás
Às vezes você não zerou. Fiz um vídeo explicando: brpost.info/ex/f6uraaGXk9SOmtA/video.html
Stéfany Santos
Stéfany Santos Mês atrás
Poderiam ter citado a série "The Good Doctor" também.
Jeciane França
Jeciane França Mês atrás
Eu citei Vicente Van Gogh
Luan Santtos
Luan Santtos Mês atrás
Eu citei lá o Pyong lee q um instituto de hipnose que trata pessoas mentalmente doentes
My salvation Daily
My salvation Daily Mês atrás
Usei o livro "O vendendo de sonhos" de Augusto Cury
Kassiane Thais
Kassiane Thais Mês atrás
Eu não citei nenhuma pessoa ou serie, mas citei algumas frases que algumas pessoas falam que pioram o pensamento de alguém Eu esqueci de citar o setembro amarelo 😐 e só depois eu pensei que eu poderia citar frases falsas motivadoras, como "não fica triste"
Manuela Maria
Manuela Maria Mês atrás
Pensei do mesmo jeito que voce pensou!!
Agatha Sunflower
Agatha Sunflower Mês atrás
Falei da falta de diálogo entre os jovens e adolecentes mais precisamente no século atual, que gera insegurança e pode levar a depressão. Contudo creio que não fugi do tema e isso é um alívio😌😌😌😌🌾🌾🌾🌻🌻🌻🌻🌻
Agatha Sunflower
Agatha Sunflower Mês atrás
Foi bom o tema , foi meu 1° Enem, eu falei muito da internet e meios de comunicação social.✨✨✨🌾🌻🌻🌻🌻🌻
Jamilly Victoria da silva luma
Jamilly Victoria da silva luma Mês atrás
Me lasquei toda na redação 🤔🤫🤫
Psiquiatra Responde
Psiquiatra Responde Mês atrás
Parabéns pelo vídeo!!! Quem quiser saber mais de saúde mental e se preparar para futuras provas com o tema se inscrevam no canal Psiquiatra Responde Podcast !!! Serão todos bem vindos(as)(es) 😍
Naumy Cruz
Naumy Cruz Mês atrás
Manooo, esqueci de todos esses filmes na hora do enem, o branco q deu afffff
Mundo das Miniaturas
Mundo das Miniaturas Mês atrás
Eu usei tartarugas até lá embaixo,Aza Holmes
Alberto Angelo
Alberto Angelo Mês atrás
Só eu que usei Divertidamente na redação????
kirito senpai
kirito senpai Mês atrás
poderia usar o outlast como repertorio
Daniel Santos
Daniel Santos Mês atrás
Como tese citei depressão e ressocialização das pessoas doentes.
Mikael Souza
Mikael Souza Mês atrás
Lucas Felpi para ministro da Educação do Brasil??? sim!!
SX CLIPS
SX CLIPS Mês atrás
saiu dos eua??
Fernanda Martins de Miranda
Fernanda Martins de Miranda Mês atrás
usei Descontração do Tiago Iorc
Nathália Luz
Nathália Luz Mês atrás
Eu fiz minha redação pensando: “vou me dar bem, fiz muitas redações ao longo do ano”. Mas aí depois que fiz, percebi que não falei sobre o preconceito, eu não usei a palavra estigma em ✨NENHUM✨ dos parágrafos. Eu simplesmente na introdução falei sobre o número de pessoas com doenças mentais que vem aumentando, no desenvolvimento 1 falei de como essas doenças mentais se desenvolve, no desenvolvimento 2 sobre as pessoas acharem irrelevantes a prevenção das doenças mentais e minha proposta de intervenção foi a instalação de um psicólogo em instituições educacionais afim de trabalhar a saúde mental desde o primário e usei uma citação pra ajudar um pouco, pfv, alguém avalia meu comentário 😩😩😩😩
Curso Pontuar
Curso Pontuar 29 dias atrás
Fiz um vídeo explicando: brpost.info/ex/f6uraaGXk9SOmtA/video.html
Willian Choco
Willian Choco Mês atrás
Calma !! Não ficou ruim como pensa. O bom que você teve a introdução,argumentação e concluiu bem dizendo a proposta. Não citei em nenhum um momento a palavra estigma também. Não é obrigado citar. Seu argumento só precisar estar embasado. Eu introduzi dizendo que as doenças mentais é um realidade existente e que deve ser tratada com mais relevância em qualquer ambiente e situações, citei o reflexo do baixo rendimento de pessoas que sofrem com transtornos mentais em algumas áreas específicas. Pra embasar minha introdução na parte de argumentação citei o caso do masacre em realengo e susazo. Os alunos que proporcionaram o masacre sofriam de transtorno mentais e esse exemplo justifica o ponto da minha introdução quando eu digo que assuntos com a pauta de doenças mentais deve ser debatido em todos ambientes e situações. Conclui dizendo sobre o aumento drástico de doenças mentais no século XXI e justifique o aumento com o surgimento com coach com seus discursos convincentes " Qualquer um pode alcançar aquilo que almeja" " Qualquer sonho é possível de alcançar " e conclui dizendo que discursos como esses , pessoa que se encaixam em um quadro de transtornos mentais , agravam.
Ana Lorena Barbosa
Ana Lorena Barbosa Mês atrás
Calma, talvez o teu paragrafo dois salve o resto. Tem muita semelhança com o que eles queriam
Renata Neiva
Renata Neiva Mês atrás
Só um adendo: o termo "portador" está em desuso e sobre utilizar personagens/séries sobre autismo... Até poderia, lembrando apenas que autismo não é doença mental, mas sim deficiência.
Phelipe Fernandes
Phelipe Fernandes Mês atrás
Sera q eu fiz merda em basear a minha redação no livro "Ansiedade: como enfrentar o mal do século"?
Mundo das Miniaturas
Mundo das Miniaturas Mês atrás
Pode dar bosta, não era sobre ansiedade apenas,porém depende muito como você argumentou
Manézinn
Manézinn Mês atrás
CITEI O FILME DO CORINGA, OQUE VOCE ACHA?
Filha do Rei
Filha do Rei Mês atrás
Manooo me ferrei. Justamente porque ignorei a palavra "estigma"
Cantinho Doce
Cantinho Doce Mês atrás
eu falei sobre a depressão...
Giovanna Camacho
Giovanna Camacho Mês atrás
Citei o conceito de Aristóteles de felicidade, ligada à ataraxia, equilíbrio emocioal, e que a sociedade brasileira reforça rótulos de felicidade, por meio das redes sociais, que se contrapõe a esse pensamento, e fomentam a insatisfação pessoal de muitos. Depois comprovei com o "Dilema das Redes", que citou que os casos de suicídio aumentaram em 6 vezes na última década desde a criação dessas mídias digitais.
Giovanna Camacho
Giovanna Camacho Mês atrás
Eu poderia falar que a desinformação reforça preconceitos que fazem com que os afetados evitem a procura por tratamentos oferecidos por psicólogos e psquiatras? E em relação às redes sociais, eu comentei da rotulação da felicidade. No caso, citei que ela leva muitos a se sentirem profundamento insatisfeitos com suas vidas e que isso é um obstáculo à saúde mental. Por não ter comentado sobre a segregação, eu tangenciei de alguma forma?
Rômulo Araújo
Rômulo Araújo Mês atrás
Percebi que falei mais das consequências e do agravamento que os estigmas (no caso, eu meio que associei à negligência, desprezo ou preconceito que as pessoas tem para com outras com doenças mentais) geravam na vida das pessoas no geral. Acho que fugi muuuuuuuuito do tema 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Tony Pereira
Tony Pereira Mês atrás
eu falei de 13 reacions way sobre o buling
Laércyo souzza
Laércyo souzza Mês atrás
Eu citei a internação da rainha de Portugal, Dona Maria I - A Louca. E depois citei o livro Malleus Maleficarum que foi escrito por dois Inquisidores no tempo da Inquisição da Igreja Católica...🤡🤡🤡
Ronald silva Ronald silva
Ronald silva Ronald silva Mês atrás
Ele quer saber sobre a sociedade Brasileira, vc está trazendo uma visão geral , ele quer saber sobre a relação de estgma da sociedade brasileira é isso não inclui coringa e etc
Victor Ramos
Victor Ramos Mês atrás
Usei repertórios como o filme do Coringa e o livro "A Paciente Silenciosa".
Gerliene Amaral
Gerliene Amaral Mês atrás
Nossa kkk acho que me dei mal...na hora nem veio as idéias
Gustavo Cabral
Gustavo Cabral Mês atrás
Estou com medo, pois falei das causas da doença mental,falei da falta de auto aceitação das pessoas que causa transtornos e falei do impacto negativo das redes sociais que falam da "vida perfeita", e cria um ciclo na vida das pessoas causando transtornos mentais.... Tangenciei o tema ?, será q vou zerar por não ter falado dos estigmas? ME AJUDEEM PRF !!!!!!
Maira Pereira
Maira Pereira Mês atrás
Eu me baseei nos textos motivadores acertei?
Dalyane Vit
Dalyane Vit Mês atrás
LUCAS FELPI EU TE AMO MDS
juliana duarte
juliana duarte Mês atrás
Ainda bem q falei da pandemia, tabu e publicidade.
Nicole Santos
Nicole Santos Mês atrás
Acho q fui mt ruim em kk na doença mental eu interpretei a psicopatia, ela entra dentro do assunto? E falei da massacre de Columbine e do filme precisamos falar sobre o kevin, q tbm mostra isso.
Pétala Santos
Pétala Santos Mês atrás
Depois da prova vem inúmeras ideias de argumentos, citações e repertórios à cabeça, mas no momento que a prova esta acontecendo o desespero bate, e vc acaba escrevendo qualquer coisa. O tema da redação desse ano foi muito geral e especifico ao mesmo tempo.
Thamara Kleyscia
Thamara Kleyscia Mês atrás
Eu ressaltei Augusto Cury,ele tem um livro que se chama: Ansiedade, como enfrentar o mal do séc, porém não sei bem se conseguir fazer uma boa colocação.
JS
JS Mês atrás
Dava pra usar de exemplo o "Caso Klingenberg", que é o da menina inspiração para o filme "O exorcismo de Emily Rose", que ao invés de prosseguirem com tratamento médico, os pais e ela resolveram recorrer ao ritual de exorcismo, demonizando as doenças que ela tinha. Depois que ela morreu os pais e os padres foram parar até na justiça. Pena que não soube como desenvolver isso na hora 😭😭😭
Nevilll_Esc
Nevilll_Esc Mês atrás
Usei detona Ralph de filme, nem cheguei a assistir coringa de tão flopado 🙂
Josilene Jú
Josilene Jú Mês atrás
Eu não acredito que passei horas fazendo isso pra depois sair uma merda😢
Josilene Jú
Josilene Jú Mês atrás
Acho que minha redação só deu merda por uma palavra
Talita Carvalho
Talita Carvalho Mês atrás
Quem mais usou o hospital psiquiátrico de Barbacena?
jorge miguel
jorge miguel Mês atrás
Dois fatores para se mencionar CIPTEA e lei romeo mion
Alécio Farias
Alécio Farias Mês atrás
Será que essa semana sai vídeo no canal de dicas para o segundo dia do Enem?
Laíza Castanho
Laíza Castanho Mês atrás
Cadê 13 Reason Why nesta lista??
Bruna Hadassa
Bruna Hadassa Mês atrás
Alguém que tenha o rascunho da prova pra me ajudar?
NOVADEATH
NOVADEATH Mês atrás
lucas, faz um vídeo sobre o #ENEMLARANJA
Júlia Samara
Júlia Samara Mês atrás
Lucas, poderia ter usado "As Vantagens de ser Invisível"?
Mundo das Miniaturas
Mundo das Miniaturas Mês atrás
Claro
Janela 74
Janela 74 Mês atrás
*Skam* é uma série norueguesa que poderia ter sido usada como repertório, já que na terceira temporada é muito bem abordada a vida de um personagem com bipolaridade.
leila santos
leila santos Mês atrás
Poderia usar também o curta metragem " Cuerdas."
Claudio Batista
Claudio Batista Mês atrás
Eu falei sobre a saúde mental entre os operadores de telemarketing, os afastamentos do trabalho, o silêncio das empresas e o que eles devem fazer kkkkkk sai da prova achando que fugi do tema, agora eu tenho certeza disso kkkkkk
SEJA BEM-VINDO, CRIS!
14:53
Bianca Andrade
Visualizações 798 mil
Jão - CORINGA
3:53
JaoVEVO
Visualizações 3,5 mi
Any's got some BREAKING news for Now United!
2:17
NOW UNITED
Visualizações 219 mil
COMO CHUTAR E ACERTAR NO ENEM 2020 | Lucas Felpi
12:40
Lucas Felpi
Visualizações 149 mil
The Art of Code - Dylan Beattie
1:00:49
NDC Conferences
Visualizações 2,1 mi
Marty Lobdell - Study Less Study Smart
59:56
PierceCollegeDist11
Visualizações 10 mi
Aulão ENEM 2020 | Biologia | Prof. Paulo Jubilut
1:55:31
Biologia Total
Visualizações 296 mil
SEJA BEM-VINDO, CRIS!
14:53
Bianca Andrade
Visualizações 798 mil
Jão - CORINGA
3:53
JaoVEVO
Visualizações 3,5 mi
Any's got some BREAKING news for Now United!
2:17
NOW UNITED
Visualizações 219 mil
[BE-Log] V l #뷔로그 #FlyToMyRoom
1:25
BANGTANTV
Visualizações 4,2 mi
FREE FIRE - GRANDE FINAL NFA LEGENDS SEASON 2 - #NFALEGENDS
2:20:53
Roberto Carlos - Hoje é Domingo (Áudio Oficial)
4:59
RobertoCarlosVEVO
Visualizações 103 mil
O QUE SIGNIFICA GG?
11:42
Controle Dois
Visualizações 136 mil